Ponte fixa e implante dentário são duas formas de substituir um dente perdido. É importante repor o elemento dentário perdido para evitar inclinação dos dentes vizinhos e consequentemente problemas de dor de cabeça e disfunção temporo mandibular.
O custo da prótese fixa é mais caro que o de implantes, pois se você tem um dente perdido, precisará fazer três de porcelana, pois dois vão ser apoiados nos dentes vizinhos. A quantidade de elementos dentários (dentes de porcelana ou qualquer material) é menor nos implantes pois será necessário fazer somente os elementos faltantes, entretanto será preciso substituir a raiz (implante, pino de titânio) que vai substituir a raiz perdida. Em valores para substituir um elemento perdido, na prótese fixa o custo por elemento de porcelana seria $ 1200 reais, sendo necessário fazer três elementos ( o faltante mais um apoio de cada lado) totalizando $ 3600 reais. Na implantodontia, você vai substituir a raiz faltante que tem o mesmo custo do elemento dentário, consequentemente, o gasto seria de $2400 reais. Também é possível fazer quando você tem vários elementos faltantes, por exemplo, se tiver quatro dentes faltantes em sequência, colocar dois implantes que suportem quatro dentes, diminuindo os custos.
Os procedimentos para prótese fixa incluem um desgaste dos elementos vizinhos onde será apoiado o dente faltante. Tais procedimentos podem provocar sensibilidade durante o ato e após a fixação dos elementos dentários. Na implantodontia não há desgaste dos elementos dentários, mas é necessário ter estrutura óssea onde vai ser colocado o implante através de uma mini cirurgia. Hoje esta cirurgia pode ser através de um guia planejado por computador, que permite que seja feito um mini furo na gengiva super confortável. Este procedimento inclusive não leva pontos.
Os resultados estéticos dos dois são resultados satisfatórios sendo que o implante chega mais perto da estética do dente natural. Levando em conta a estrutura dentária como a harmonia da gengiva, o implante é mais satisfatório.
Na prótese fixa temos inclusive bastante dificuldade de higienização pois pode reter sujeira embaixo e podemos ter problemas como cáries e dor de dente. No implante precisamos ter cuidados com a higiene também, mas é mais fácil de limpar pois pode ser feito elemento por elemento com cuidado pois podemos ter problema de inflamação na gengiva que faz perder o osso e pode levar à perda do implante. No implante não temos o problema da cárie. Ou seja, nos dois faz-se necessário cuidados de higiene, porém na implantodontia há uma longevidade muito maior e menor o risco de problemas.
Portanto, levando em consideração tudo isso, podemos chegar à conclusão que hoje a implantodontia, quando se tem estrutura de osso, é a melhor escolha, pois apresenta custo mais baixo, maior longevidade, e menor risco de cáries e facilidade de higienização. É importante a escolha de um especialista em implantodontia que fará uma avaliação e a melhor escolha para substituir seu dente perdido.